terça-feira, 14 de outubro de 2008

Inclusão

BUSCANDO UM NOVO JEITO PARA ENSINAR





Já trabalhei com inclusão há mais ou menos 6 anos, na época tinha apenas algumas informações sobre a questão. Neste ano fui presenteada com aluno portador da Síndrome de Down, ele é simplismente maravilhoso! Tenho sim minhas dificuldades em relação à ansiedade de vê-lo progredir rapidamente, mas por outro lado me sinto "nas nuvens" quando ele apresenta ao menos uma pontinha de avanço no dia-a-dia.


Outro dia estava lendo um artigo sobre a Síndrome citada e lá trazia muita coisa sobre não transformar nossos alunos com necessidade especial apenas em alunos copistas, mas sim em leitores e cidadãos como todos os outros. O que mais me chamou a atenção, foi o fato de buscar com a criança realmente sentido em tudo que se propõe a fazer e auxiliá-la sempre que preciso de maneira pessoal e afetuosa, sem mimos é claro.


Na atividade abaixo, percebi que meu aluno (que não está alfabetizado) se interessou muito e levou a atividade como um desafio a ser vencido letra a letra. Ele ainda encontra dificuldade em escrever seu nome e acaba colocando as letras em lugares diferentes sem seguir uma sequencia certa. Essa atividade o auxiliará a notar essa ordenação convencional presente no ato de escrever.



4 comentários:

lila disse...

Luh...
adorei seu blog..
E mais feliz com o amor que vc tem com crianças portadora de necessidades especias,faltam pessoas assim com vc,com o coração cheio de AMOR nessa area linda que vc se formou..
Te Adoro d+++
Muito sucesso e tudo de bom..

Ju disse...

Lu... amei! sou bicuda hem... rsrsr já fico imaginando um monte de idéias. Vc vai colocar indicações literárias? Aquele livro sobre o deficiente físico que virou treinador é legal né!?

Vou pensar mais coisas e te falo... gostei da idéia e da produção. Vc é maravilhosa amiga!!!

BeiJU

Tânia disse...

Oi!
Gostei muito do seu blog. Também tenho uma aluna com Síndrome de Down. Ela é maravilhosa.
Visite meu blog http://pescarideias.blogspot.com/

LILIANE disse...

Luciana,
Gostei muito do seu blog. Tanto que adicionei na minha lista de blogs que ajudam no meu blog.
Quanto carinho e dedicação pelas crianças.
Isso é visível, mesmo sem conhecer você.
Sua filhinha é um tesourinho, né.
Grande abraço.