quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Leituras pelo aluno

*****************************************************************
Na unidade escolar em que trabalho, desenvolvemos metas relacionadas a leitura pelo próprio aluno em diversos eixos.

Neste ano foram adotados em minha sala os seguintes livros...



* Uma letra puxa outra - voltado para a questão da língua escrita na organização do alfabeto, elaboramos banco de palavras, momentos de reconto e também usamos em roda uma caixinha com várias perguntas sobre o livro, onde

*****************************************************************************


LIVROS ADOTADOS PARA O TRABALHO
* Camilão, o comilão - este livro me permitiu trabalhar com as crianças o eixo de matemática, onde realizaram diversas atividades sobre a sequência numérica e também operações relacionadas com o contexto da história.

*******************************************************************************

* Matinta Perera - trabalho sobre Sociedade "...a cultura de um povo só existe apartir do momento que deixamos com que as crianças a conheçam, pois se não for assim... as raízes desaparecem para sempre..." Foi com esse pensamento que propus às crianças pesquisas em casa com os familiares sobre histórias e lendas antigas. Todas elas se interessaram e então realizamos após alguns dias, rodas para o reconto dessas histórias e lendas... foi simplismente "MaRaViLhoSo". Para aprofundar ainda mais a questão, este livro Matinta Perera foi excelente, pois leram e em sala cada qual com seu par, elaborou questões sobre o mesmo e entrevistou outra dupla sorteada.



* Histórias trazidas por um cavalo-marinho - com este livro terei a oportunidade de trabalhar com as crianças a questão da leitura pelo prazer, ou seja, as histórias contidas aqui nos fazem entrar num mundo de fantasias onde transformar o real é motivo de libertação para os sentimentos e desejos. Os trabalhos a serem realizados apartir dele, terá o foco em artes com exploração de diferentes materiais a serem transformados no que a imaginação mandar.



Espero que tenham gostado. Compartilhem também a experiências que tenham realizado.
Beijos.

Um comentário:

Ana Patricia disse...

Lu
Achei o máximo!!!!Amei!!!
Boa Sorte!
Ana Patricia