segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Matematica

PRÁTICA PEDAGÓGICA

JOGO - A SOMA É...

* A atividade abaixo, foi realizada com os todos alunos de maneira coletiva. Fiz este tipo de ficha (com contas diferentes) em 2 folhas de sulfitão e dividindo a sala em dois grandes grupos, disputavam sobre qual equipe terminava primeiro, prestando muita atenção para que que as adições estivem corretas.

Usaram também nesta atividade, material concreto (palito de sorvete) para auxilar na contagem da parcela que estava faltando.


















JOGO DAS 50 CASAS

* Pesquisando na internet, encontrei um jogo chamado 50 casas, me interessei muito por ele e até dei uma modificada. Na sala, usei-o para desenvolver as operações de adicão e subtração mentalmente, pois as crianças tinham que realizar rapidamente as operações para dar continuidade ao jogo.

Os dados utilizados no jogo poderão ser convencionais (caso o aluno apresente dificuldade) ou então podemos inserir no lugar dos pontinhos, números maiores que o normal, colando fita adesiva com o novo número a ser utilizado.

Abaixo está o impresso que usei com as duplas.

















SEQUÊNCIA NUMÉRICA

* Apliquei as atividades abaixo com meus alunos com dificuldade em relação à matemática, foi para uma simples sondagem, pois anteriormente havia aplicado várias outras atividades como pular corda, amarelinha, jogos de cartas com material dourado para contagem dos pontos e outros. Com a execução destas atividades, pude perceber que estavam com mais confiança para realizar a mesma, porém é preciso ainda mais trabalho com material concreto como fichas, tabuleiros, dados, cartas e outros.
"Toda tentiva é válida quando se procura atingir aquilo que o aluno está tendo necessidade de aprender."



Um comentário:

Bruna disse...

Lu parabéns pela iniciativa e pelo carinho que tem por sua profissão.
Atitudes como a sua nos demonstram a verdadeira felicidade. Te admiro muito. Com carinho,
Bruna