segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Matemática

MEDINDO ALGUNS OBJETOS EM SALA DE AULA



Hoje sala propus às crianças uma atividade onde teriam que medir alguns objetos pertencentes a nossa sala.

Até aí tudo bem... quando viram com quais instrumentos teriam que medir, ficaram surpresos e me questionaram como é que alcançariam as partes altas e os espaços que eram grandes então!!! O que fazer?! As várias idéias fizeram da sala um grande caldeirão ... e eu adorei!

A tabela que usaram para marcar individualmente foi esta abaixo.

Pensaram e repensaram ... por diversas vezes vinham me perguntar como fazer, então devolvia-lhes a pergunta com outra pergunta.
Só para ter uma idéia alguns tiraram seus sapatos para medir o passos da lousa, outros procuravam os lápis maiores só para medir o chão de maneira mais rápida e outros ainda contavam dois palmos (juntando as mãos) como sendo apenas um.
No final de toda contagem, comparamos as tabelas de alguns alunos da sala. E foi constatado o que já esperava... as medidas não eram iguais. Questionamos uns aos outros sobre o motivo dessa diferença ter existido, alguns alunos foram então mostrar como haviam medido... uns mediram somente a largura, outros só a altura... uns pulavam espaços pequenos entre os instrumentos, outros já marcavam com giz onde haviam parado, para então iniciar a próxima contagem...Bom ... foi muito produtiva a conversa que tivemos no decorrer das comparações.
Para fechar, refletimos um pouco sobre qual instrumento nos seria ideal para medir por exemplo a janela e encomendar uma cortina com a costureira. Alguns ainda disseram lápis, palmo... mas logo os demais discordaram e disseram que os palmos da costureira seria diferente dos nossos e não daria certo. A conversa foi acontecendo e encaminhei o assunto para o instrumento que normalmente usamos em sala, ou seja, a régua. Alguns ainda demonstraram dúvidas sobre o fato do centímetro da costureira ser ou não igual ao nosso. Precisamos socializar agora diversos instrumentos de medidas que utilizem o centímetro, para que comparem e cheguem a conclusão final.
Essa foi a grande aventura de hoje. AMEI! Que amanhã seja melhor que hoje... Graças ao Papai do Céu!

Nenhum comentário: