sábado, 14 de março de 2009

ATIVIDADE COM GÊNEROS

Compartilhando!
Nas primeiras semanas de aula com minha 3ª série (4º ano), aderi à sugestão da minha Unidade Escolar e trabalhei na rotina de leitura com o conto "O Rouxinol de a Rosa" de Oscar Wilde www.culturabrasil.org/orouxinolearosa.htm . Este texto é muito bonito e é possível realizar com os alunos conversas sobre o valor da vida nos dias de hoje e também no que o conto retrata.
Realizei a leitura dividindo-a em 3 dias e a cada um desses dias os alunos esperavam curiosos para saber o que haveria de acontecer.
Depois de ter realizado a leitura, organizei a turma em 4 grupos. Cada grupo deveria recontar "O Rouxinol e a Rosa" usando um gênero diferente.
O primeiro grupo trabalho com história em quadrinhos;
O segundo grupo com cartaz;
O terceiro grupo com história em sequencia de imagens sem fala, e
O quarto grupo com reportagem (elaborando também as fotos da mesma).
Quando os grupos terminaram de elaborar os trabalhos, puderam apresentá-lo na sala de aula e daqui a alguns dias vamos compartilhar a escola em geral.
Com todo este trabalho me foi possível conhecer um pouco do que os meus alunos já conhecem sobre gêneros e suas estruturas.

***************************************

Olhem um pouquinho das produções:

SEQUENCIA DE IMAGENS


















HISTÓRIA EM QUADRINHOS





















REPORTAGEM


















CARTAZ

4 comentários:

Prô Rirela disse...

Oi Luciana, obrigada pela sua visita no meu blog. Sinta-se em casa pra aproveitar tudo que quiser de lá ok? Já estou seguindo o seu também.
Fica com Deus!

Drica disse...

Olá!!!
Desculpe-me a demora para agradecer pelo carinhoso selinho, mas estava de molho...
MUITO OBRIGADA!!!!!
Deixei um selinho especial para vc...passa lá para pegar o seu!!!!
1000
bjs
encantados
Drica

isabel disse...

oi só vim aqui para falar q passei ai


bjos xau

4º ano disse...

luciana, em primeiro lugar, gostaria de lhe parabenizar pelo trabalho e dizer que visito seu blog constantemente e retirodaqui muitas idéias.
semana passada trabalhei os gêneros textuais com minha turma em cima da historinha festa no céu e eles fizeram reportagens, poemas, quadrinhos,cartazes. Foi um tremendo sucesso, que gostaria de dividir com vc.
parabéns!!!