segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Tá chovendo hamburguer

Estou trabalhando em sala com o tema "Qualidade de vida" e "Fome". Já realizamos diferentes atividades sobre este assunto.
Hoje na aula as crianças trouxeram imagens sobre os temas acima, conversamos em roda sobre o "porquê" escolheram cada uma das imagens, no final da conversa cada um dos alunos escolheu uma imagem trazida pelos amigos e deverá transformar esta imagem em um obra de arte (pintura em tela ou modelagem em argila), já na sala eu li uma reportagem sobre a fome no brasil http://www.brasilescola.com/brasil/fome-no-brasil.htm e falamos muito sobre o fato das pessoas não se conformarem em simplesmente ganhar algo para comer e sim se esforçarem para buscar emprego e maneiras de receberem dignamente seus salários para se sustentarem. Um das falas das crianças foi sobre o fato de ajudarmos os outros e complementei dizendo que podemos ajudar sim, desde que tenhamos consciência de que simplesmente a ajuda não resolve a vida das pessoas ao nosso lado.
Para aprofundar mais as aulas, as crianças estarão realizando a leitura do livro "A cor da fome" de Jonas Ribeiro. É uma boa leitura e os ajudará a compreender melhor a situação vista em sala.
Agrupando as aulas e a leitura vou também sugerir à turma a ida ao cinema para assistirmos o filme que estréia agora em outubro "Tá chovendo hamburger". Este filme mostra a vida de um garotinho que desde muito pequeno inventa várias coisas e quando cresce, percebe a questão da fome no mundo e resolve inventar uma máquina que transforma água em comida e aí... vejam o trailer é bem legal!
Indicação de livro










Nenhum comentário: