quarta-feira, 24 de março de 2010

USO DA PONTUAÇÃO

Neste mês estou trabalhando um pouco com as crianças sobre pontuação. Na realidade estou introduzindo o assunto pois a maioria dos alunos da sala não fazem uso das pontuações em suas produções.

Começamos a atividade com a leitura de um trecho do texto da "Chapeuzinho Vermelho" sobre o diálogo existente entre a Chapeuzinho e o Lobo disfarçado de vovó. Após a leitura solicitei que os alunos observassem como era formado este texto ... tendo atenção a tudo que existia ali naquele trecho. Depois de terem observado e conversado, tiveram que circular no texto com lápis colorido tudo que não era letra. Conversamos novamente sobre a importância de usar as pontuações, pois são elas que substituem o nosso tom de voz e os sentimentos dentro da escrita.
Sistematizamos então a aprendizagem fazendo registro no caderno sobre o que haviam descoberto, dando ênfase nos pontos: final, interrogação e exclamação.
No outro dia passei para eles a "matéria" digitada incluindo os demais pontos e tudo mais.
Depois de tudo isso levei os alunos para brincarem de "Cobra Cega em círculo", eles gostaram muito, portanto eu tinha socializado a regra somente de maneira verbal e chegando na sala pedi que a registrassem no caderno. Pude então notar que .... não fizeram uso da pontuação mesmo depois de termos realizado a atividade inicial.
A partir disso vou propor para a sala a escrita coletiva da regra da brincadeira, onde poderei inferir sobre o uso das pontuações quando as crianças do círculo conversam com a cobra cega.
Depois conto o que aconteceu...
Beijocas - Lu Bernardo

Nenhum comentário: