domingo, 18 de abril de 2010

CRIAR, REVISAR E REESCREVER TEXTOS

Vou compartilhar hoje um pouquinho dos meus desafios diários...

Estou lendo para os alunos o livro "Reinações de Narizinho" e a cada dia leio um capítulo.
No começo pensei que não daria muito certo, mas o retorno deles foi ótimo, todos ficam entusiasmados e querem saber o que vai acontecer logo em seguida. Estou muito contente com o interesse deles.
O que me surpreendeu é que algumas crianças da sala não conheciam os personagens do Sítio... visto que estudam 8 horas por dia e disseram nunca ter assistido os episódios que passavam na TV. Fiquei surpresa com a situação e estendemos o trabalho tendo como objetivo compartilhado a montagem de um livro contendo novas aventuras no Sítio.
Os textos para este livro da sala, ora será elaborado de maneira coletiva, ora será realizado em duplas, ora individual... Para que os textos seja inseridos de maneira correta no livro, vamos realizar na sala várias revisões e reescritas coletivas, ensinando assim os alunos a revisarem seus textos com e sem ajuda da professora.

Abaixo trago duas escritas feitas por duplas diferentes e com dificuldades também diferentes.

No primeiro texto vou dar enfase com os alunos para que a correção aconteça:
-Na formulação e separação das frases;
-Na utilização das pontuações corretas;
-Na melhor construção da estrutura (elaborando melhor o que é começo, o que é o meio e o que é o fim).


No segundo texto vou dar enfase com os alunos para que a correção aconteça:

-Na segmentação entre as palavras;
-Na formulação e separação das frases;
-Na pontuação dentro de um diálogo.


Os erros ortográficos são importantes serem corrigidos também, porém não devem ser a preocupação principal, pois se o alunos souber se expressar melhor dentro da estrutura do texto, logo ele sanará os erros ortográficos, pois a leitura por eles é a melhor atividades para aprender a ortografia.

Quem tiver sugestões para me dar sobre este trabalho pode se sentir a vontade para comentar...
Um big beijo para todos.
Profª Luciana Bernardo



PRIMEIRO TEXTO


































SEGUNDO TEXTO


Um comentário:

disse...

Adorei a proposta. Realmente, se levarmos em conta a criatividade,coesão,coerência textual, o próprio aluno vai perceber, ao longo das produções, o erros ortográficos que cometer e ele próprio fará as correções.
Adorei.