sábado, 18 de setembro de 2010

SALA DE AULA

=============================================
=============================================


TRABALHANDO GÊNEROS ATRAVÉS
DO CARTÃO POSTAL.




O QUE SE ESPERA DO TRABALHO COM ESTE GÊNERO?

Espera-se que o aluno possa:
* Aprimorar as habilidades de leitura e escrita a partir do gênero Cartão-postal.
* Perceber as relações entre o texto verbal e as imagens que o acompanham, bem como as especificidades de leitura desses dois tipos de textos.
* Refletir sobre as relações entre texto e seus diferentes suportes.

O QUE É UM CARTÃO-POSTAL?
Ver resposta no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Cart%C3%A3o-postal

SALA DE AULA

Estou realizando com as crianças atividades voltadas ao gênero de cartão postal e eles têm gostado muito.
Para enriquecer nossas rodas de conversas eles trouxeram para a sala de aula vários cartões que existiam em suas casas e na casa de parentes. Além dos cartões trouxeram cartas e envelopes para comparar selos e observar os que eram do Brasil e os que eram do exterior. Essa troca está sendo muito legal, pois eles demonstram muita curiosidade sobre o assunto.
Estamos juntando o material que trouxeram para a sala, a fim de montar um varal de cartões e envelopes.
As crianças já compreenderam bem a relação entre a mensagem do texto e da imagem do cartão e para aprofundar este conhecimento vou realizar com eles em aula de informática uma pesquisa sobre cartões de diferentes regiões do Brasil e exterior. Vou pedir para que eles observem as imagens contidas também no site: http://idasbrasil.com.br/ ele tráz diversas imagens do de diferentes lugares do Brasil.
Vamos também, durante o trabalho com este gênero, fazer troca de cartões entre amigos da sala usando o correio para a entrega dos mesmos, para que as crianças percebam a importancia do uso do selo.
É um trabalho de muito sucesso junto aos nosso pequenos leitores e escritores.


FRENTE E VERSO DE CARTÃO-POSTAL PARA ATIVIDADES EM SALA.



=====================================================
=====================================================


Nenhum comentário: